Notícias
19/08/2025
Acreditamos que cuidar das pessoas também é investir em conhecimento e atualização constante. Por isso, apoiamos mais uma edição do treinamento de reciclagem para pilotos agrícolas, promovido pelo Ibravag em parceria com o Sindag e a Bom Futuro.
“O Ibravag atua em três pilares — educação, comunicação e pesquisa/inovação — e esse treinamento é essencial para reforçar boas práticas, segurança e também aspectos emocionais. Ele ajuda o piloto a se enxergar como humano e a manter um padrão de segurança em sua rotina.” - Liamara Stuermer, Coordenadora de Projetos do Ibravag.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais como boas práticas no segmento, segurança, saúde física e mental, inteligência emocional, comunicação, postura e gestão de conflitos. Além disso, a programação trouxe atualizações sobre legislação, mercado e inovações do setor aeroagrícola.
“Esse treinamento retoma assuntos técnicos que muitas vezes caem no esquecimento da rotina e traz também as atualizações e novas demandas do setor. Mais do que pensar apenas em produtividade e lucro, é um momento de relembrar a importância da postura e dos cuidados que precisam ser mantidos e readequados.” - Marcelo Drescher, Engenheiro Agrônomo e Consultor em Aviação Agrícola
Essa reciclagem reforçou não apenas os conceitos técnicos, já conhecidos, mas também a valorização do lado humano de quem atua diretamente nas operações, fortalecendo a segurança e o desempenho em cada safra.
“Esse tipo de treinamento é fundamental, porque nos atualiza e nos ajuda a rever conceitos e corrigir erros. Foram tratados temas que vão além da parte técnica da profissão, como saúde, inteligência emocional e outros temas de recursos humanos, mostrando o interesse da Bom Futuro em trabalhar esses assuntos conosco.” - Ricardo Bruno Seno, Piloto Agrícola da Unidade Tupi Barão.
“Essa reciclagem é muito importante e já acontece há alguns anos. Desta vez, trouxemos também a equipe técnica de aplicação a campo, para que conheçam as novidades, atualizações das leis e possam trocar experiências com os pilotos, buscando o melhor desempenho de todos nas safras.” — Olimar Gottems, Gerente Corporativo de Operações.
A iniciativa destaca a relevância da aviação agrícola para o agronegócio, e a necessidade de integrar aspectos técnicos, humanos e regulatórios em prol de operações cada vez mais seguras e eficientes.