Notícias
24/12/2025
Iniciativa da Bom Futuro conquistou o segundo lugar na categoria Inovações Sustentáveis em premiação promovida pelo CREA-MT
O Programa Separô, pilar de gestão responsável de resíduos da Bom Futuro, foi destaque na 1ª edição do Prêmio Arara: Iniciativas Sustentáveis, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT). A cerimônia de premiação foi realizada no início de dezembro e reuniu profissionais, empresas e organizações com atuação voltada à conservação ambiental, recuperação de recursos naturais e inovação sustentável no estado.
Na categoria Inovações Sustentáveis, o Separô conquistou o 2º lugar, reconhecimento que evidencia a relevância da iniciativa no desenvolvimento de soluções práticas para a gestão de resíduos sólidos. Em 2025, o programa destinou corretamente 8,7 milhões de quilogramas de resíduos, gerando aproximadamente R$ 2,7 milhões em recursos, reinvestidos em ações socioambientais.
Para Elaine Casturina, gerente ambiental da Bom Futuro, o reconhecimento na premiação comprova o trabalho sustentável realizado. “Considerando a relevância do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que regulamenta todas as engenharias do estado de Mato Grosso, para nós essa premiação, ela é muito relevante, dada a credibilidade da instituição, comprova para nós que estamos fazendo o trabalho certo” disse a gestora.
Criado há mais de 15 anos, o Programa Separô é um pilar essencial no compromisso da empresa com o desenvolvimento socioambiental e a gestão responsável de resíduos. A iniciativa atua na separação, coleta e destinação correta de resíduos recicláveis e perigosos em todas as unidades da empresa, além de promover ações contínuas de educação ambiental junto a colaboradores e suas famílias.
Juares Samaniego, presidente do CREA-MT, afirma que o programa é um exemplo a ser seguida por outras empresas. “Um programa inovador com impacto positivo no Meio Ambiente e que deveria ser adotado por empresas de diversos segmentos”, afirmou o engenheiro.
Os recursos obtidos com a destinação dos materiais recicláveis financiam uma série de ações voltadas para a educação ambiental, desenvolvimento social, cultura, esporte e lazer da Bom Futuro. Desde a construção de parquinhos para as crianças até a distribuição dos Kits Escolares do "Sementes do Futuro".
O prêmio do CREA
Lançado em 2025, o Prêmio Arara tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos que promovem práticas sustentáveis e inovação ambiental em Mato Grosso. Para a Bom Futuro, o reconhecimento concedido pelo CREA-MT reforça o compromisso da empresa com um modelo de desenvolvimento alinhado às exigências ambientais contemporâneas e com a geração de impactos positivos para a sociedade.
Marcelo Borges - Jornalista Bom Futuro
imprensa@bomfuturo.com.br