Notícias
10/02/2025
A energia é um dos pilares essenciais para garantir a autonomia, a eficiência e a expansão das atividades agroindustriais. Na Bom Futuro, investimos continuamente em soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar nossa produção, reduzir impactos ambientais e impulsionar o desenvolvimento das regiões onde atuamos.
Com um parque gerador de aproximadamente 200 MW, contamos com 12 usinas hidrelétricas e 3 usinas fotovoltaicas, garantindo um suprimento confiável de energia para nossos processos. A autogeração nos proporciona maior estabilidade operacional, especialmente em atividades que demandam alto consumo energético, como a secagem e o armazenamento de grãos e o beneficiamento de algodão.
Nossa busca e cultura de inovação constante nos leva a buscar soluções que ampliem ainda mais nossa eficiência, inclusive energética. E a integração de baterias aos nossos sistemas solares, é uma tecnologia que otimizará ainda mais a gestão da nossa energia além de reduzir as perdas produtivas decorrentes de oscilações no suprimento elétrico.
“Quando estou com uma algodeira em produção e tem queda de energia, ocorre ‘embuchamento’, todo aquele produto que estava na linha de produção trava, tranca o processo… Vamos dizer que a energia caia por 15 minutos, vou demorar até duas horas pra retomar a produção novamente”, exemplifica Lívio Costa, Gerente Corporativo de Geração de Energia da Bom Futuro.
Além de aprimorar nossa eficiência interna, a ampliação das energias renováveis também contribui para a redução do consumo de combustíveis fósseis, como o diesel, minimizando emissões de carbono e reduzindo custos operacionais. O futuro do agro passa por soluções energéticas inteligentes, sustentáveis e integradas, e buscamos estar sempre na vanguarda desse movimento.
Inovar faz parte da nossa essência. E por isso, buscamos constantemente novas tecnologias que garantam um modelo de negócio mais eficiente, autônomo e comprometido com o desenvolvimento sustentável. O futuro se constrói com energia limpa, circularidade e transformação!
Saiba mais sobre o assunto clicando nas matérias abaixo:
Texto: Nathalia Mamedes