SOJA SUSTENTÁVEL

INOVAÇÃO E COMPROMISSO COM O FUTURO

A agricultura tem como principal ativo o solo. Ele é a base de toda a produção e, assim como os demais recursos naturais, precisa ser preservado e manejado com responsabilidade. A sustentabilidade no agro não é algo recente, mas é um compromisso crescente, garantindo a conservação dos insumos naturais essenciais para a produção de alimentos, fibras e energia. A Bom Futuro reconhece essa responsabilidade e investe continuamente em soluções sustentáveis para fortalecer a eficiência produtiva sem comprometer os recursos das futuras gerações.

Práticas e Soluções para uma Produção Sustentável

A agricultura, ao longo da história, sempre foi impulsionada pela inovação E a evolução do setor marcada pela adoção de novas práticas e tecnologias que garantem qualidade e sustentabilidade. A combinação entre a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções agrícolas têm sido um dos pilares da Bom Futuro, impulsionando a empresa e o setor agropecuário a atender às demandas da sociedade de forma eficiente.

 

Dentre as práticas que engajam essa produção, destacam-se:

Técnicas de manejo:

    • Rotação de culturas
    • Cobertura vegetal
    • Uso de defensivos biológicos (bioinsumos)
    • Manejo integrado de pragas

Tecnologia aplicada:

    • Agricultura de precisão
    • Mecanização moderna com sensores inteligentes
    • Monitoramento por satélite
    • Uso de drones

Os bioinsumos têm se consolidado como uma alternativa estratégica dentro desse contexto. Esses produtos, de origem microbiana, impactam positivamente a produção, reduzindo impactos ambientais e promovendo a saúde do solo e das plantas.

O Projeto Soja Sustentável na Bom Futuro

Há mais de três anos, implementamos e praticamos o projeto Soja Sustentável, que há dois anos está presente em nove grandes áreas produtivas. Além das boas práticas adotadas em todas as nossas áreas produtivas, essas áreas recebem a aplicação de bioinsumos em diferentes etapas do sistema de produção, permitindo o monitoramento dos impactos e benefícios desses insumos.

"É um desejo da empresa ser cada vez mais sustentável. O Projeto Soja Sustentável já está no seu segundo ano, e a combinação entre a pesquisa e as soluções agrícolas responsáveis têm sido um dos pilares de sustentabilidade da Bom Futuro, impulsionando ainda mais a empresa e o setor agropecuário a atender às demandas do mercado e do ambiente de forma eficiente." Jackson Ganguilhet - Gerente de Planejamento e Inovação Agronômica.

São utilizados tanto produtos disponíveis no mercado quanto bioinsumos desenvolvidos em nossa biofábrica própria, localizada na Fazenda Fartura, em Campo Verde (MT). Que atende a todos os requisitos regulatórios das entidades fiscalizadoras e possui seis produtos registrados no MAPA, incluindo bioinseticidas, biofungicidas, inoculantes e condicionadores de solo.

Benefícios e Resultados

Atualmente, o projeto conta com 2.000 hectares de área entre Campo Verde e a região do Araguaia, na Fazenda Malu. Nelas, são aplicados 15 diferentes tipos de insumos biológicos, agentes inoculantes, de biocontrole e promotores de crescimento.

 

Os benefícios incluem:

- Redução do uso de químicos, aumentando a segurança alimentar

- Conservação dos recursos naturais, como solo e água

- Melhoria da estrutura do solo e aumento da matéria orgânica

- Aumento da biodiversidade microbiana, favorecendo a ciclagem de nutrientes

- Eficiência no controle de pragas como percevejos e lagartas

- Redução da emissão de carbono, cientificamente comprovada pela retenção do gás na matéria orgânica do solo a partir da atividade microbiana

A pesquisa e a inovação são pilares fundamentais para a evolução do agronegócio e da sociedade. Nosso compromisso é contínuo no desenvolvimento de soluções que aprimorem a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola, garantindo um modelo de cultivo rentável, responsável e resiliente. Com o conhecimento e a dedicação de nossa equipe, seguimos avançando na construção de um futuro mais sustentável para o setor e as próximas gerações.


Referências

www.embrapa.br/soja/pilares-sustentabilidade

Revista Nature Sustanaibility